Prefeitura de Salvador informa que frente fria deve permanecer durante o fim de semana
A gestão municipal relatou que a situação foi resultado de um fenômeno conhecido como "cavado"

Foto: Farol da Bahia
Fortes chuvas causadas por uma nova frente fria, atingiram a cidade de Salvador desde as primeiras horas da madrugada, na última quinta-feira (3). A prefeitura da capital informou que o clima deve permanecer o mesmo durante todo o final de semana.
De acordo com dados divulgados pela prefeitura, previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por trovoadas, com risco de alagamentos e deslizamento de terra, da tarde para a noite desta quinta-feira.
Já na sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6), a previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fortes acompanhadas por trovoadas. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Segundo a gestão municipal, a situação foi resultado de um fenômeno conhecido como cavado, que ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos, e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que 105 solicitações foram recebidas, através do telefone 199, até Às 13h de hoje. Entre elas. Foram 25 ameaças de deslizamento, 23 avaliações de imóvel alagado, 15 deslizamentos de terra, 14 ameaças de desabamento e 11 avaliações técnicas, entre outras situações.
O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec), relatou que nas últimas 72h, choveu mais da metade da média climatológica para o mês de março (156,8mm), em alguns bairros da capital. Os maiores números foram registrados em Mirantes de Periperi (92,8mm), Praia Grande (87,6mm), Fazenda Coutos (77,2mm), Periperi (76,8mm) e Rio Sena (73,5mm)
A Prefeitura de Salvador recomendou que a população adote medidas preventivas para reduzir o risco e preservar a segurança em períodos chuvosos. Para quem está no trânsito, a dica é evitar trafegar em pistas inundadas e alagadas; estacionar o veículo caso a chuva esteja muito forte; e evitar atravessar enxurradas.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link.


